por Pedro Amaral
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Dr.Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia sentiu que a doença era a totalidade de sinais e sintomas. Quando a sensação é descrita a um nível local e geral, reúne a sua totalidade numa imagem cristalizada da própria doença. Isto ocorre porque a sensação descreve exatamente o que é, tanto a nível físico como mental, tornando-se a expressão de todo o ser num nível mais profundo. É totalmente a um nível subtil, não humano e energético. Este nível energético é a força vital em si. Quanto mais perto um homeopata chega à sua expressão, mais clara fica a imagem do todo do paciente e assim é possível atingir a cura duradora e permanente.
Para prevenir doenças, tratar e curar com sucesso uma pessoa devemos compreendê-la de um modo holístico, completo, global no seu todo. Olhar para uma pessoa como um ser completo e inteiro, uma entidade completa em si mesmo, não apenas uma coleção de partes do corpo, como cérebro, fígado, rins, pâncreas, coração, estômago, vesícula, bexiga, etc. A Medicina convencional encara o indivíduo como uma coleção de órgãos e processos fisiológicos mas do ponto de vista da Homeopatia e outras Medicinas Naturais Não Convencionais esta informação está toda no plano físico. Muito fica por explicar. Questões importantes como “ O que faz uma pessoa única”, “ O que faz com que uma pessoa se torne rica e bem-sucedida e outra carente e lutadora?”, “uma pessoa feliz e outra infeliz e com medos e frustrações? Cada pessoa é um mundo de características e diferenças, de especificidades e particularidades que a tornam única e individual e, por isso, tão especial. Cada pessoa é única, diversa e diferente e assim, neste contexto, cada caso clínico é único e individual para um terapeuta - Homeopata. Para compreender a pessoa que recorre a um Homeopata, é fundamental que este a ouça, observe, deixe falar sem interromper, anote tudo o que ela expressa na consulta - anamnese porque o faz de uma forma profunda e diferente. Com Ciência mas também com Arte.
A Ciência e a Arte de curar em Homeopatia assenta em 200 anos de trabalho e investigação científica desenvolvido pelo Dr. Samuel Hahnemann.
É uma verdadeira Medicina Holística com fundamentos, farmacopeia e métodos próprios e atualmente com várias escolas de pensamento, estabelecida e exercida hoje em dia em muitas Clínicas e Hospitais.
Segundo Vithoulkas “ é absolutamente visionário e certo que a Medicina do hoje está no limiar de uma profunda e radical mudança e que em breve abraçará as novas possibilidades que a Homeopatia lhe oferece”. “ É certo também que as pessoas querem sobretudo readquirir a saúde perdida, não se preocupam com vagas especulações mas exigem sim o seu equilíbrio psicossomático perdido a fim de enfrentar os desafios que a civilização tecnológica lhes tem imposto. A Homeopatia pode ajudar a humanidade enferma neste empenho e ser um valoroso trunfo para a evolução mental e espiritual mais rápida do Ser Humano”. Assim poderá enfim regressar à sua Essência.
Por isso é que a Homeopatia se distingue da Medicina Convencional pois olha para o paciente de um modo mais abrangente e objetivamente a três níveis: Nível físico; Nível mental ou emocional e Nível espiritual. Estes três níveis, em essência, podem descrever- nos na totalidade.
O Nível físico descreve o corpo físico e bens materiais (casa, carro, roupa, etc.).
O Nível mental ou Emocional descreve como nos sentimos no geral e como reagimos às situações da vida, aos acontecimentos mais ou menos marcantes que nos afetam psicologicamente. Este é um plano ou nível mais subtil do que o nível físico mas extremamente importante para um homeopata.
Os relacionamentos com os outros, o ambiente sócio - cultural que nos rodeia, as emoções como a apatia, tristeza, alegria, entusiasmo, raiva, medo, luxúria, inveja, ganância, orgulho, entre tantas outras na nossa multiplicidade de sentimentos e emoções são fundamentais para compreender, estudar e tratar o doente. Os sintomas mentais são mais tidos em conta do que os físicos numa consulta homeopática porque definem o ser na sua essência e verdade emocional e são estruturantes para a sua personalidade e natureza.
O nível espiritual é ainda mais subtil do que o nível mental/emocional e inclui fenómenos como a intuição, cura espiritual, cura reconectiva, cura reikiana, energética, fé e espiritualidade.
BIÓLOGO E TERAPEUTA ESPECIALISTA EM HOMEOPATIA
[email protected]
Facebook: Pedro Amaral
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)