Será que a espiritualidade nos fortalece? Ao ser, realmente espiritual, propõe-se a um crescimento interior que, invariavelmente, fortalece física, emocional e empiricamente. A base do fortalecimento, é no fundo, espiritual. Por Carla Duarte in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2023 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |
Apesar das duas procurarem um elo de ligação entre o Humano e o Divino, a forma como compreendemos o Universo e a nós mesmos, uma pessoa religiosa, é invariavelmente espiritual, mas uma pessoa espiritual pode ou não ser religiosa, não havendo um vínculo com este ou aquele dogma.
A religião está normalmente ligada ao culto de um ou mais Deuses e assim procura e encontra as suas respostas e a sua força, em crenças pré-definidas, enquanto a espiritualidade procura um propósito interno, ou dizendo de outra forma, um propósito de vida, onde primeiro tem de se fortalecer.
Então, uma pessoa espiritual busca transcender não só em si mesma, fortalecendo a consciência de si, mas também pretende transcender nos seus relacionamentos, melhorando as emoções relativas à família, ao amor, à vida social, profissional e até sublimando e encontrando o Divino, mas de dentro para fora.
O caminho que cada um encontra e escolhe para desenvolver a sua espiritualidade pode ser diverso. Nem toda a gente percorre da mesma forma, nem com as mesmas ferramentas, a estrada da espiritualidade.
Não há a forma mais certa ou errada, quando se é realmente espiritual. Pode até encontrar a sua própria forma única e as diferenças devem ser, naturalmente, respeitadas.
Mas embora o percurso de cada um possa ser diferente, o objetivo desejado a é invariavelmente o mesmo. Tornarmo-nos seres humanos melhores e mais conscientes, logo mais fortes.
Como pode expandir e viver sua espiritualidade?
Começando por nos analisarmos e perceber qual o nosso papel no mundo, sem filtros nem desculpas, para identificar e saber o que podemos de melhorar e assim fortalecer.
Praticando o Perdão e a gratidão, entendendo que a vida é maravilhosa e para ser celebrada, encontrando forma de sair de padrões destrutivos, em que nos focamos apenas no que nos falta, em vez de agradecer o que já temos.
Desenvolvendo o espírito e a mente, em práticas como a leitura de grandes mestres, colocando em prática, em vez de apenas guardar conhecimento, a meditação, o reiki, ou a simples contemplação da natureza e os seus efeitos vibracionais, são alguns exemplos de como podemos expandir a espiritualidade.
À questão, se isso nos fortalece, a resposta tem de ser positiva.
Inclusive, muitas vezes, é quando o ser humano se encontra, num determinado momento da sua vida, mais fraco ou mais débil emocionalmente ou mesmo mais perdido, que procura a espiritualidade em busca de encontrar a força que lhe falta. Em busca do que é sublime e o transcende, ainda que dentro de si mesmo.
Nessa senda, e se nos propusermos, verdadeiramente a trabalhar o nosso eu, independentemente do percurso escolhido e das ferramentas que vamos usar, as melhorias serão visíveis na nossa vida em geral e também em particular.
Diversos estudos nas universidades dos Estados Unidos, como a Escola de medicina de Stanford, as Universidades da Flórida, do Texas, Columbia; na Alemanha a Universidade de Munique, no Reino Unido a Royal College of Phychiatrists, têm sido levados a cabo, indicando que se pode concluir que existe um conjunto de evidências inegáveis, que demonstram o impacto positivo da espiritualidade em algo tão palpável como a saúde física e mental, o bem-estar, a depressão, o uso de drogas e até o suicídio, entre muitas outras.
Ao identificar, entender e minimizar, ou simplesmente trabalhar expressões emocionais como a raiva, o luto, o stress, a falta de autoestima, e outras emoções negativas, a espiritualidade, se por exemplo, for pelo caminho da meditação, pode mesmo ajudar a controlar todas essas emoções, assim como controlar a pressão arterial, melhorar os ataques de pânico, diminuindo o stress, reduzindo o risco, caso exista, de doença cardíaca e pode inclusive fortalecer o sistema imunitário. Os benefícios são imensos porque dessa forma a qualidade do sono, melhora consideravelmente, mesmo para quem sofre de insónias. O humor sofre alterações positivas, pois a serotonina – a hormona da felicidade - aumenta, aumentando assim a sensação de bem-estar.
Com apenas com 20 minutos por dia de prática regular de meditação, uma das ferramentas da espiritualidade, os níveis de stress e ansiedade diminuem porque nos tornamos mais calmos, logo, capazes de pensar, mudando a forma como olhamos e lidamos com os acontecimentos e com as situações mais difíceis ou surpreendentes do dia a dia. Tornamo-nos mais fortes, não só física como psicologicamente.
Procurando o significado da vida, pela espiritualidade, encontramos a forma de viver mais fortes, mais felizes, mais belos e mais livres, na aprendizagem do amor próprio e do amor ao outro como forma de alcançar e sublimar a presença e conexão divina, na prática.
Um ser espiritual torna-se invariavelmente mais forte.
CARLA DUARTE TERAPEUTA/ FORMADORA carladuartetarot.wixsite.com/tarotcarla [email protected] in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2023 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |