in REVISTA PROGREDIR |DEZEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Cada pessoa entende a coragem pela sua própria perspetiva e experiência e tem na sua vida, histórias e exemplos de coragem. Podemos olhar para a coragem como uma competência que exercemos e que podemos desenvolver. Ganhar essa competência parte da capacidade de acreditar que a podemos expandir e trazê-la para as mais variadas situações pessoais e profissionais. O que é certo, é que por vezes nos parece que, para algumas pessoas ir na direção do que quer e acredita é uma questão simples, como se soubessem desenvolver coragem, que requer apenas o esforço de analisar as possibilidades e IR EM FRENTE. Já para outros, requer um esforço grande, que traz ansiedade, stresse e faz com que de alguma forma se acomodem a situações negativas e desagradáveis, pois, na verdade não se sentem com coragem para ir mais além. Não conseguem dar UM PASSO ADIANTE!
E para que precisamos de Coragem afinal? Para empreender em algo que sonhamos e desejamos, para ser quem queremos ser, para alcançar aquilo em que acreditamos, para sermos feliz? A coragem está muito relacionada com superar, ousar, mudar, e principalmente, acreditar!
É bom referir que o corajoso não é aquele que não tem medo, mas sim, é aquele que mesmo diante do medo e da insegurança segue adiante e redobra as suas forças interiores para alcançar os seus objetivos. Por vezes somos resistentes ao progresso pelos nossos medos e pela crença de que não somos capazes. Acabamos por deixar de concentrar a nossa energia no que realmente importa, e deixamos de realizar algo que é possível. Para desenvolver A CORAGEM é preciso assumir-se a responsabilidade pela própria vida, com as suas falhas e vitórias, libertando-nos dos padrões que nos limitam em acreditar e confiar em nós mesmos.
Se olharmos para a origem da palavra CORAGEM, ela vem do Latim CORATICUM. Este termo é comporto por “COR”, que significa “coração” e o sufixo “ATICUM”, indica a “ação” referente ao radical anterior. CORATICUM seria literalmente, “AÇÃO DO CORAÇÃO”, acreditando-se que era neste órgão que a coragem se alocava.
Como desenvolver coragem, e AGIR COM O CORAÇÃO?
O MEDO FAZ PARTE: ACEITE-O PARA APRENDER A LIDAR COM ELE!
Para aprender a superar o medo, é necessário reeducar a mente. Aprender a lidar com os seus medos, já que fugir do medo faz com que ele se torne mais forte e assustador. Está comprovado que a supressão das emoções negativas só aumenta o medo causado por elas, fortalecendo-as ainda mais. É, por isso, necessário expor-se às suas emoções, aos seus medos de forma gradual até conseguir lidar com eles. A ideia é não deixar que os seus medos sejam maiores que o seu SONHO!
SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO, ESTENDA OS SEUS LIMITES!
Embora possa causar ansiedade, sair do caminho conhecido, familiar e confortável é uma ótima forma de aprender a desenvolver coragem. Investir num novo caminho é bom. Pode fazer algo que não faria normalmente, isso vai ajudá-lo a lidar com o inesperado. Aprender a lidar com o medo, numa situação escolhida por si, poderá ajudá-lo a agir de forma corajosa diante do novo. Que tal tentar?! Um pequeno passo é sempre um bom início! Pode começar com atitudes que provoquem menos medo em si e exijam menos coragem. Pois os limites somos nós que impomos, então, estenda os seus limites para além do que já conhece!
GANHE CONFIANÇA EM SI MESMO!
Permita-se confiar nas suas próprias habilidades e em si mesmo de forma verdadeira e sincera. O caminho é perceber que as suas FORÇAS são maiores do que os seus medos e fraquezas. Certamente será mais fácil ter atitudes corajosas quando confiamos em nós mesmos. É claro que é fácil ter confiança quando o contexto proporciona um clima positivo e agregador. Mas precisamos aprender a gerar confiança em nós mesmos sempre. A confiança exige prática! Por isso, lembre-se: não permita que os defeitos ou limitações ditem quem é. Os erros ou falhas não o definem, a menos que permita. A coragem tem a ver com confiar e acreditar em si mesmo!
NÃO HESITE, ENTRE EM AÇÃO!
Quanto mais tempo o cérebro tiver para criar desculpas menos ele será corajoso, mais tempo terá para entrar em pânico pensando nos possíveis resultados negativos, e assim cria espaço para a hesitação chegar e tomar conta de si. Quando decidir a sua ação, procure seguir em frente firme e focado no seu “porquê”, no seu “para quê”, afinal um motivo forte e relevante, motiva a agir. Por isso, esteja lá para fazer, investir, atuar, agir e ser feliz. Não apague os seus SONHOS com o CONFORMISMO.
DÊ UM PASSO EM FRENTE, ACREDITE EM SI MESMO!
Um passo em frente pode significar virar-se para um lado quando todos preferem virar-se para o outro. Ou dar um passo para trás quando todos estão a dar um passo a frente. É preciso acreditar que está na sua melhor direção, persistir e lutar. Pois, ter coragem não significa não ter medo de estar errado. Significa simplesmente superar os seus medos por uma causa que lhe importa a si. Atreva-se a SER QUEM É!
O que o impede HOJE de conseguir o que deseja?
Provavelmente NADA! Pois, os limites somos nós que impomos a nós mesmos.
SER CORAJOSO REPRESENTA ABRIR AS POSSIBILIDADES PARA SER O PROTAGONISTA DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
“Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo.” Martin Luther King
CEO & FOUNDER DA DARE TO BE GREAT HUMANISTIC PROFESSIONAL COACH & COACH TRAINER – IHCOS
www.daretobegreat.pt
in REVISTA PROGREDIR |DEZEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)