Por Maria Melo
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Segundo este cientista, o cancro é a consequência de uma alimentação antifisiológica e um estilo de vida antifisiológico.
Podemos começar por nos questionar porquê?
Uma alimentação antifisiológica não é mais do que uma dieta alimentar baseada em alimentos acidificantes que cria no nosso organismo um ambiente de acidez. A verdade é que num ambiente ácido o oxigénio é eliminado das nossas células! Ao contrário, num ambiente alcalino o oxigénio permanece. Desta forma privar uma célula de 35% de oxigénio durante 48 horas, pode convertê-la em cancerígena e apenas estas células podem viver sem oxigénio.
Baseado nestas premissas, Warburg demonstrou que todas as formas de cancro se caracterizam por duas condições básicas: a acidose (acidez do sangue) e a hipoxia (falta de oxigénio). Descobriu que as células cancerosas são anaeróbias (não respiram oxigénio) e não podem sobreviver na presença de altos níveis de oxigénio; em troca, sobrevivem graças a glicose, sempre que o ambiente está livre de oxigénio.
Portanto, o cancro não seria nada mais que um mecanismo de defesa que certas células manifestam para continuarem a viver em ambientes ácidos e carentes de oxigénio.
Resumindo: células sadias vivem num ambiente alcalino e oxigenado, o qual permite o seu normal funcionamento. Células cancerosas vivem num ambiente extremamente ácido e carente de oxigénio.
Desta forma, através da alimentação e uma vez finalizado o processo da digestão, os alimentos de acordo com a qualidade de proteína, hidrato de carbono, gordura, minerais e vitaminas que fornecem, irão gerar uma condição de acidez ou alcalinidade no organismo. Ou seja, depende unicamente do que você come!
O resultado acidificante ou alcalinizante mede-se através de uma escala chamada PH, cujos valores se encontram num nível de 0 a 14, sendo PH 7, um PH neutro.
É importante saber como os alimentos ácidos e alcalinos afetam a saúde, já que para que as células funcionem de forma correta e adequada, o seu PH deve ser ligeiramente alcalino. Numa pessoa saudável, o PH do sangue encontra-se entre 7,40 e 7,45.
Alimentos que acidificam o organismo:
- Açúcar refinado e todos os seus subprodutos
- Todas as carnes
- Leite de vaca e derivados (queijos, requeijão, iogurtes, etc.)
- Sal refinado
- Farinha refinada e derivados (massas, bolos, biscoitos, etc.)
- Produtos de padaria (a maioria contém gordura saturada, margarina, sal, açúcar e conservantes.
- Margarinas
- Refrigerantes
- Cafeína (café, chás pretos, chocolate)
- Álcool
- Tabaco
- Remédios, antibióticos
- Qualquer alimento cozido, inclusive as verduras cozidas
- Tudo o que contenha conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, etc. Enfim, todos os alimentos enlatados e industrializados
Alimentos alcalinizantes
- Todas as verduras cruas
- Frutas
- Sementes: além de todos os seus benefícios, como por exemplo as amêndoas
- Cereais integrais
- O mel é altamente alcalinizante.
- A clorofila das plantas (de qualquer planta)
- A água é importantíssima para a produção de oxigénio
- O exercício oxigena todo o seu organismo
Antes de fazermos a escolha de realizar uma alimentação saudável é necessário percebermos o “para quê” de uma alimentação saudável. Faça a si mesmo essa pergunta! A alimentação é um factor determinante num estilo de vida saudável e numa vida mais feliz.
"Que o teu alimento seja o teu remédio, que o teu remédio seja o teu alimento". Hipócrates