Por Paulo Marques
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Diz-se que estamos numa “Era de mudança” e que as dificuldades servem para nos fazer parar, olhar para dentro, interiorizar e por vezes até mudar o rumo da vida. A nível profissional, esses desafios parecem ser cada vez mais exigentes, como que “obrigando” as pessoas a terem que abdicar de tudo para se centrar de novo nelas mesmas.
Algumas correntes espirituais dizem que tem que ser assim, pois “A César o que é de César e a Deus o que é de Deus”… sim, o Mestre estava certo quando o disse, agora, a interpretação que cada um dá, já faz variar o sentido da mensagem.
O desapego é realmente importante e tudo é um crescente processo de consciência, haverá realmente distinção entre a sua alma e a sua vida profissional e social?
Há quem diga que a busca da essência se faz através do retiro interior, onde deixamos o “mundo material”, reaprendemos a desapegar e nos focamos na nossa alma. Isso é verdade e pode ser feito por meio da meditação, de vários métodos de cura, da religião ou até do isolamento físico. Colocamos a questão, se Deus, ou o Divino está em tudo, se tudo é energia, não podemos ir ao encontro da essência no dia-a-dia, onde cada objeto, cada pessoa ou situação é uma manifestação com um determinado estado vibracional?
Nós somos uma dessas manifestações, uma “centelha de luz”, mas o seu carro e casa também são, você que está a ler também o é, tal como o seu patrão ou atividade profissional de igual modo.
Por vezes é difícil e nem queríamos acordar de manha, encarar o mundo, os outros, seria aparentemente mais fácil mas atualmente, com o avançar da consciência humana, alcançar um estado de paz é mais simples através da meditação e está ao alcance de todos os praticantes. É importante começar a ganhar consciência do próximo patamar, encontrar a serenidade da alma durante o dia, enquanto lidamos com o trabalho, com as frustrações, com os outros. Falo por exemplo quando, logo pela manhã o chefe desconta em si as suas dores (dissimuladas no mau humor matinal), quando tudo “corre mal” no emprego e está capaz de arrancar cabelos. Quando recebe a notícia de um aumento dos descontos no seu ordenado ou em último caso, quando está aparentemente a atingir os seus limites devido à ausência de trabalho e de meios de subsistência.
Deus (Luz, Amor, o Divino, é tudo o mesmo, chamem o que fizer mais sentido para vós), é a manifestação de amor de quem o rodeia, mas é também a dificuldade no trabalho, a aparente solidão e dor quando a esperança começa a fraquejar devido à incessante procura de um e sem obter resultado. Então, será que a verdadeira busca da alma está apenas no retiro, seja ele de que forma for, ou estará também em viver tudo o que nos é oferecido, num caminho de crescimento constante, tanto na dor e restrição, como na alegria e abundância?
Não precisam de se esforçar ou de ter medo, pois se tudo existe em vós, nada vos pode ser retirado, falando especificamente neste caso do vosso emprego. Mas depende de vós vivenciar essa realidade, fora dos padrões mentais que vos foram transmitidos, mas que deixam agora de ser necessários. Tornem-se fluídos a água de um rio, onde os “obstáculos” apenas vos podem elevar e nunca fazer parar.
Enquanto a humanidade persistir na luta pela sobrevivência, não conseguirá atingir a plenitude da abundância no Ser.
É necessário nos reconectarmos em consciência com o Todo, quando respiramos, quando nos alimentamos, quando amamos, quando trabalhamos e investimos nesse trabalho toda a nossa paixão, tudo o que somos. Esse trabalho, tem um propósito maior para a nossa vida, quer gostemos dele, quer não, depende de nós o tornarmos uma “extensão da nossa alma”, como parte consciente de quem somos e dessa forma nos doarmos mais ao mundo.
O Divino, é a essência universal e você é divino(a) porque é parte integrante do Universo! Assim sendo, podemos concluir que a essência afinal não está dentro de si, mas você mesmo(a) é a Essência, o Amor, a Vida. Viver deve ser sempre experienciado como algo incrível, belo, maravilhoso… e tudo o que for menos do que isso, não é viver, é apenas existir...
Agora que percebeu que tudo depende da sua consciência, da forma como está na vida e encara a sua atividade diária, o que vai fazer, vai Ser e Viver em tudo o que merece?
TÉC.DIAG.TERP., FACILITADOR DE MEDITAÇÃO, CURA RECONECTIVA E RECONEXÃO
healingsoul333.wix.com/cura
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)