in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A Saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como caracterizando-se por um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou dor. No que diz respeito à Saúde Mental, existe por vezes uma tentativa em desconjuntar a Saúde Mental da Saúde física, contudo, são indivisíveis e convergentes na medida em que não há Saúde física sem Saúde Mental. Esta última revela-se preponderante e decisiva para o bem-estar das pessoas. Refere-se assim à capacidade do individuo em se adaptar e apreciar a vida rumo a um equilíbrio entre as atividades na busca da sua própria essência.
A Psicologia tem algo a dizer. Vive ainda enclausurada por uma série de preconceitos e é ainda pouco valorizada, ainda há muito desconhecimento sobre o que é e sobre o real impacto que tem e poderá ter junto da sociedade (com todas as áreas e vertentes que possui). O caminho faz-se caminhando e temos caminhado enquanto classe mas ainda há muito por percorrer. É preciso aproximar a Psicologia das pessoas, da comunidade e sociedade, abolir preconceitos e quebrar barreiras. Mas é também preciso que os próprios Psicólogos olhem para a classe, sejam a mudança que querem ver, unindo-se e partilhando conhecimentos e conteúdos para que coesos possam assim crescer e afirmar-se perante a Sociedade que melhor usufruto obterá com este (re)conhecimento.
MaisPSI PLATAFORMA ONLINE DE PSICOLOGIA www.mais-psi.com [email protected] in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2015 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |