Por Ana Paula Rodrigues
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Muito se pode falar sobre a alma, a questão é:
O que é para si a Alma?
Na verdade temos imensas razões para constatarmos que é difícil de acreditar e definir, porque temos dificuldade em acreditar no que não podemos observar e provar.
- “E quando dás tudo de corpo e alma? O que é a para ti a alma?”
- “Quando pões alma no teu trabalho (projeto, pintura, escrita, musica...) O que é a alma?”
Quando questionei várias pessoas, percebi que muitas nem sequer tinham refletido sobre isso, associando a alma apenas a religião ou ao espiritismo, atualmente vivemos uma vida tão agitada e com tantas solicitações que não temos tempo para pensar nestas “coisas”. (termo utilizado por alguns inquiridos e reproduzo pela significância da própria palavra)
Como os filósofos tinham todo o tempo do mundo, deram-nos uma ajuda:
Sócrates, Platão, Descartes, S. Agostinho e S. Tomás de Aquino, pesquisaram e estudaram, acreditavam na existência da alma. E na separação do corpo e da alma, sendo o corpo um mecanismo muito sofisticado, e a alma a conexão entre o pensamento e a existência.
Descartes dizia, “A alma está ligada ao corpo através de um órgão do cérebro muito especial, uma glândula, na qual, se dá uma reação constante entre o espírito e a matéria. (...)A alma pode ser permanentemente confundida com os sentimentos e as sensações, que tem a ver as necessidades do corpo. O objetivo é transmitir à alma a ordem.”
Então, se refletirmos mais profundamente, podemos concluir que afinal estas “coisas” são questões fundamentais para a nossa realização e felicidade. Uma vez que é a alma que tem que estar em equilíbrio.
A alma, esse EU onde está a consciência da nossa própria existência, onde reside a nossa paz interior, o nosso propósito, amor, a nossa vida.
Recentemente foi publicado um estudo numa revista sobre a alma, bastante revelador, e que apenas farei um pequeno enquadramento.
Cientistas Americanos pesquisam existência da alma.
Segundo as suas pesquisas a alma humana estará localizada no cérebro.
“Stuart Hameroff, do Centro de Estudos de Consciência da Universidade do Arizona, e Sir Roger Penrose, da Universidade de Oxford, trabalham, desde 1996, em uma teoria quântica da consciência, segundo a qual a alma está contida em estruturas denominadas microtúbulos, localizadas nas células cerebrais.
Segundo os pesquisadores, os microtúbulos têm energia quântica do universo. Essa energia seria a alma e ajudaria a formar a consciência de uma pessoa durante toda a sua vida. Portanto, quando a pessoa morre, essa energia quântica voltaria ao universo, de onde veio. Isso seria, portanto, a alma.(in- Exame-brasil2012)
Curiosamente na filosofia Raj Yoga a alma é luz, energia pura, o fio condutor que dá vida ao corpo físico, está localizado entre as sobrancelhas e é composta por paz, amor, força espiritual, pureza e felicidade, está ligada à mente, ao intelecto (conhecimento e poder de decisão) e ao subconsciente, e quando morremos regressa ao universo.
Nesta grande viagem do saber que é a vida, a alma, é a sua essência, a perfeição pura, e que desde o seu nascimento foi criando “capas” - ”comportamentos” para se adaptar e sobreviver a este mundo, e em algum momento da sua vida deixou se conectar com ela.
É o seu SER imutável, onde está a sua missão e o seu propósito de vida, a sua essência, e que está para além do tempo, das situações e da localização geográfica, só precisa de se reencontrar e confiar em si próprio.
SUCCESS CAREER & LIFE STRATEGY COACH
TERAPEUTA REIKI
www.ybicoach.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)