in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Esta foi uma pergunta que Lídia se fez várias vezes.
Começar a vida como cientista e fazer uma transição de 360 graus para cantora, compositora e terapeuta não foi algo esperado. Ela se perguntou várias vezes se estava no caminho certo e se deveria continuar com esta “loucura” de deixar uma carreira estabelecida para tentar a “sorte no mundo”.
Com mestrado e doutorado em ciências, Lídia passou grande parte da sua vida a olhar através de um microscópio seres que a maioria das pessoas nem sabem que existem. Foram horas e horas de dedicação dentro de um laboratório, até se dar conta de que, apesar de ser boa cientista, ela não se sentia completa. Fazia algo mais pelo fato da segurança financeira do que pelo que nutria a sua alma.
E como foi parar ao mundo da terapia e da música?
A música começou muito antes da ciência. Lídia canta desde os 12 anos. Cantava em todos os eventos da escola e teve duas bandas de pop rock. Até este momento, nunca tinha escrito nada e, apesar de ter todo o apoio dos seus pais para seguir qualquer carreira que quisesse, ela decidiu que com a música não conseguiria ter uma boa qualidade de vida, então deixou esta parte de si, que no momento não considerava importante, para dar seguimento aos seus estudos de mestrado e doutorado na Bélgica.
Chegada à Bélgica viu que, com o passar do tempo, os seus colegas de doutorado, que no início pareciam felizes e sorridentes, começavam a entrar em um estado de baixa autoestima e a desacreditar neles mesmos. Também percebeu que eles a procuravam para conselhos, e que estes pareciam ajuda-los. Então resolveu combinar o seu doutorado com formação em stress e burnout coaching, mindfulness e meditação, seguida por uma pós-graduação em psicologia positiva.
Começou a combinar a pesquisa científica com clientes de coaching, trabalhando online desde a Bélgica. Desde 2019, continuou realizando este trabalho e o mais interessante foi que conseguiu também utilizar várias ferramentas do coaching no seu trabalho com a música neste momento presente.
Sim, a música voltou à sua vida de uma forma inesperada. Ainda a morar na Bélgica, sentiu que mesmo trabalhando com pesquisa e coaching, ainda não havia encontrado o seu propósito. Sentiu-se bastante perdida, e na época do covid, resolveu trabalhar online desde Portugal, um lugar muito familiar para ela, pois desde 2008 vinha a este país estudar Aikido e Yoga com ao seus mestres.
Por “coincidência” (não acredita em nada por acaso), encontrou-se em Portugal fazendo parte de um círculo de música, onde se cantava mantras e música medicina, que são canções que evocam a abertura do coração e uma maior conexão com a espiritualidade. Neste círculo conheceu quem seria o seu melhor amigo, e ele convidou-a para cantar junto com ele em vários eventos de música, como cerimonias de cacau e círculos de canto.
Nesse momento Lídia sabia que estava fazendo o que veio aqui fazer. Música de cura. Ou melhor, música e cura.
Desde esse momento, Lídia começou a escrever as suas próprias músicas, e já lançou o seu primeiro álbum no final de 2023. Começou a ser convidada para tocar em vários eventos e festivais conhecidos.
E não parou por aí.
Antes que soubesse, começou também a ser procurada por mulheres que lhe perguntavam se trabalhava com ativação da voz, uma ferramenta de cura da voz através do canto. E por cura da voz se entende a cura de como comunicamos o nosso eu autêntico para o mundo. Através de exercícios com o som, conseguimos acessar partes do nosso subconsciente e mudar comportamentos e padrões que temos carregado por vários anos e que não nos servem mais. Principalmente em mulheres, trabalhar a voz significa saber dizer “não” quando preciso, saber colocar os nossos limites, e saber deixar de agradar os outros quando não agradamos a nós mesmas.
Lidia começou então a usar várias ferramentas do coaching para guiar outros nas suas jornadas com a voz. Sentiu então que neste momento o círculo estava completo.
Hoje, ela une as ferramentas da ativação da voz em processos individuais e em grupo, e traz o seu canto em concertos intimistas, retiros e festivais. Sempre com o intuito de atuar ao serviço da sua cura, da dos outros, e da humanidade. Sente-se completa.
Isto não quer dizer que a vida não tenha os seus desafios. Estes sempre vão permanecer. A diferença neste momento é que sabendo o seu propósito e confiando nele, enfrenta os desafios com muito mais força e alegria, muito mais amor por si mesma e pela sua jornada.
E porque Lídia está a contar esta história aqui? A Sua intenção é que ela possa servir como inspiração para aquelas pessoas que estejam procurando o seu propósito, o seu caminho. Muitas vezes tentamos controlar como vai ser o nosso futuro e o que devemos fazer para alcançar os nossos objetivos, mas são nos momentos em que nos desapegamos do resultado, que a vida nos mostra que tinha muito mais coisas esperando por nós, algo muito além do nosso entendimento.
INTEGRATED HEALING MUSIC | YOGA | THERAPY
www.lidia-lins.com [email protected]
Instagram: @lidialinsmusic
Facebook: @lidialinscoaching @lidialinsmusic
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)