Por Vera Medronho
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Nunca se falou tanto de Propósito como agora. Mas porque é tão importante ter um ou vários?
Porque nos guia rumo ao nosso conceito de felicidade, nos leva mais longe, nos conduz ao sucesso na nossa vida e nos permite passar do sonho à ação, do nosso estilo de vida atual ao nosso estilo de vida ideal.
Encontrar o seu propósito é encontrar a sua essência, a sua verdade, o impacto que quer causar ao seu redor, nas pessoas e no Mundo.
A nossa vida deve ter um significado e o nosso quotidiano também. É preciso pensar, agir e viver o hoje, o amanhã e o futuro mais longínquo, dedicando-se aquilo em que acredita. Viver uma vida com Propósito está ao alcance de todos.
E se passasse os seus dias envolvido nas atIvidades certas para si, a fazer o que gosta, na medida certa, no tempo ideal e utilizando as suas capacidades, talentos e pontos fortes?
Quem não deseja um futuro melhor, sucesso e bem-estar para a sua vida? Mas não basta querer, é preciso descobrir o que podemos fazer.
Não existem fórmulas mágicas para ter uma vida mais feliz, apaixonada e com significado. Mas existe um conjunto de práticas de reflexão e de ação que o ajudarão a introduzir algumas mudanças e a ter o impacto que deseja na sua vida.
Prepare uma agenda em papel ou digital e comece a anotar o que poderá implementar já a partir de hoje.
Prazer no presente & Foco no futuro Não basta ter um propósito a longo prazo, é preciso vivê-lo no presente. Apreciar as experiências no momento, dia após dia, enquanto caminha para alcançar os seus objetivos de longo prazo. Depois de definido o destino onde quer chegar é hora de apreciar a viagem e divertir-se. As pequenas coisas que fazemos todos os dias trazem-nos muitas vezes grandes resultados.
Pode não ser fácil definir o que gostaria de alcançar e onde gostaria de estar daqui a 5 ou 10 anos mas é importante que estabeleça uma meta para o futuro. Além de uma orientação, serve como motivação para as ações no presente, para dar mais significado à sua vida quotidiana e para o desafiar em cada passo que vai dando para alcançar ainda mais. Quando sabemos para onde vamos e queremos mesmo lá chegar, assumimos um compromisso e será muito mais fácil mantermo-nos nessa direção, com um menor risco de hesitar e voltar atrás.
Gratidão Agradecer é uma das melhores práticas que pode adotar para elevar a sua satisfação e valorização de uma forma contínua, além de lhe proporcionar novas e positivas perspetivas sobre os acontecimentos na sua vida.
Muitas vezes, é nos momentos menos bons que começamos a valorizar alguns acontecimentos, bens, pessoas e a dar atenção e a agradecer pequenas coisas que estavam à nossa volta e nem lhe dávamos o devido mérito. Se não as tivéssemos, talvez as valorizássemos. Escreva regularmente na sua agenda ou crie o “bloco da gratidão” com os acontecimentos pelos quais é grato, que o satisfizeram ou o fizeram feliz. Podem ser pequenas coisas, pessoais ou profissionais. Pode ser uma corrida, um almoço com uma amiga, um gesto de alguém, um projeto em que está envolvido. Depois reflita e imagine o que sente quando viveu esses acontecimentos e aprenda a apreciar o lado positivo da sua vida.
Rotinas mágicas Como gostaria que fossem as suas rotinas? Anote as suas atividades diárias, o que gosta e o que não gosta de fazer, o que lhe faz bem e reflita porque o fazem sentir assim. Passamos muitos momentos em piloto automático, numa correria diária, com diversas tarefas e nem paramos para pensar realmente no que estamos a fazer. Para escolher um estilo de vida alinhado com a sua essência deve parar para fazer uma auto-reflexão, para se questionar porque faz o que faz, porque faz daquela forma, se gosta do que faz, se gostaria de fazer algo diferente. Pare, oiça e dê atenção à sua voz interior.
Quem não gostaria de passar a maior parte do tempo em atividades que proporcionem prazer? Pense naquilo que já faz e no que pode vir a fazer, que tempo quer alocar a cada atividade, o que pode mudar, eliminar, acrescentar ou substituir. O que gostaria de fazer ainda mais e como pode melhorar o que não gosta tanto? Depois vá criando os seus rituais com disciplina, definição de prioridades e tranquilidade, as mudanças não acontecem de um dia para o outro.
Coragem A forma como conduz a sua vida deve ter um significado para si e não ser fruto de uma imposição da sociedade ou das pessoas que o rodeiam. Não viva a pensar no que os outros pensam sobre si. Não tem de provar nada a ninguém.Passamos muito tempo a fazer o que os outros querem de nós em vez de fazermos o que realmente queremos.
Este é o momento. O momento de ser você próprio. O momento para assumir o controlo da sua vida e as suas escolhas. Nem sempre será fácil, surgirão obstáculos e sairá da sua zona de conforto. Não desista na primeira adversidade que encontrar, não se resigne.
Aceite que apesar de algumas coisas não dependerem de nós, existe uma grande quantidade delas que podemos comandar. Tenha noção do que é possível, alcançável e real.
Construa o seu estilo de vida em harmonia com os seus valores, paixões e desejos. Não queira a vida ou o lugar das outras pessoas, você tem o seu e é merecedor do melhor.
Seja corajoso, ousado e persistente. Seja livre nas suas decisões.
ESPECIALISTA EM PERSONALBRANDING
www.veramedronho.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)