Por David Rodrigues
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Por isso hoje o importante, é você tornar-se o seu gestor de eleição. Isso vai-lhe garantir um Natal muito mais sereno e harmonioso a todos os níveis, incluindo a nível financeiro.
Para ser um gestor de eleição precisa de fazer as pazes consigo e aceitar que o dinheiro é um dos meios que contribui para ter uma vida feliz, e que não é a felicidade em si tê-lo. Numa altura em que muitos portugueses perderam rendimento disponível e um subsídio de natal a que estavam habituados, a primeira prioridade é fazer um balanço muito real da sua situação financeira. Ninguém pode gerir aquilo que desconhece. Em segundo lugar tem de definir o que é mais importante para si neste Natal, o convívio, a partilha, os sabores, os reencontros, a mesa cheia de comida, os presentes, as decorações (mas seja sincero, se ajudar faça o exercício da exclusão, eu conseguiria ter um bom natal sem “isto”?). Discernir o que é especial, verdadeiramente importante, prioritário, é uma qualidade que embora pareça óbvia é rara, mas crucial para tomar boas decisões. Assim sabe que poderá investir o muito ou pouco dinheiro que tenha definido como orçamento para o seu Natal (sim esse é outro passo, defina qual é o seu orçamento, nenhum gestor sobrevive se gastar o que não tem) naquilo que é mais importante, isto é, aplica o seu dinheiro no que mais valoriza, poupando no que é menos importante ou acessório.
Vejamos: Analisar a Realidade Financeira, Definir Prioridades, Realizar um Orçamento, temos já 3 ferramentas maravilhosas às quais vamos juntar mais 2: Agradeça os Recursos e Partilhe-os.
Um gestor de eleição olha com apreço e satisfação para todos os recursos (humanos, financeiros e materiais) que tem à sua disposição, ficando grato pelos mesmos, pois sabe que é através deles que irá alcançar os seus objetivos, assim valoriza-os e procura ver além do óbvio, quem não viu já uma árvore de natal lindíssima com materiais reciclados? Imagina o quão divertido pode ser um serão com miúdos e graúdos a preparar doces e outras iguarias na cozinha?
Partilhe o seu sorriso, a sua alegria, o seu Ser. Essa é uma riqueza inigualável e a verdade é que quanto mais partilhar mais vai descobrir o que tem e mais vai descobrir o que os outros têm. Partilhe também os seus bens, os seus conhecimentos, o seu dinheiro, o seu tempo, isso irá enriquecê-lo e aprender como a partilha pode fortalecer significativamente as suas próprias finanças.
A Gratidão e a Generosidade são as “armas secretas” de qualquer gestor de eleição.
Não seria possível terminar este elogio à Arte de Gerir em pleno Natal, sem falar nas compras. Compre tudo aquilo que lhe apetecer (desde que esteja dentro do seu orçamento), mas pergunte-se a si próprio porque vai comprar aquela prenda ou aquele enfeite ou aquele doce. É para compensar alguém por estar pouco presente na vida dela? É para demonstrar que apesar da crise ainda tem dinheiro para oferecer boas prendas ou comprar boas decorações? É para não se sentir pobre? É porque alguém costuma-lhe dar prendas de determinado valor e tem que retribuir? Ou simplesmente se sente na obrigação de dar presentes a todos que lhe dão? É por uma questão de obrigação, cortesia, ou suposta boa educação? Quer comprar um doce para se mimar, pois anda triste? É para não se preocupar uma vez no ano e ter a sua extravagância? É um ímpeto consumista que tem?
A forma e os motivos que o levam a comprar dizem muito sobre si, mas sobretudo se já tem a mestria na Arte da Gerir, colocando o dinheiro ao seu serviço (objetivos, valores e realizações), ou se ainda os seus impulsos, emoções ou crenças o dominam não retirando prazer ou não sendo verdadeiramente genuníno na forma como gasta o dinheiro. O auto-conhecimento, o alinhamento interior e a autenticidade são a estrela no topo da árvore de Natal
1 euro gasto sem objetivo ou prazer sai muito mais caro que 100 euros com pura alegria e motivação interior. Palavra de Gestor!
A Energia do Dinheiro
www.moneylife.com.pt
[email protected]
REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2012